Consolidação de créditos tem desvantagens?

Picture of Sandra Pereira

Sandra Pereira

Sumário

consolidação de créditos consiste num mecanismo no qual, através da contração de um novo crédito, é possível juntar outros créditos subscritos anteriormente. Assim, esta operação é especialmente útil para quem disponha de vários empréstimos e precise baixar as mensalidades dos mesmos. A poupança resultante da consolidação de créditos pode ir até 60%, ou seja, os seus encargos com créditos podem reduzir de forma drástica. Mas serão só vantagens?

Muitas vezes somos habituados a desconfiar de soluções que nos parecem demasiado boas para ser verdade. No caso do crédito consolidado, além da poupança que pode originar, permite simplificar as finanças familiares, ao dispor apenas de uma mensalidade a pagar a uma instituição. Quando comparada com a situação anterior, de necessidade de pagamento de várias mensalidades, a várias entidades diferentes, esta pode ser uma vantagem significativa.

Desvantagens da consolidação de créditos

Na verdade, para usufruir de todas as vantagens que o crédito consolidado permite terá apenas de suportar uma contrapartida. Esta consiste no aumento da extensão do seu novo crédito. Como já foi referido, a consolidação de créditos consiste em contrair um novo crédito para liquidar os anteriores. O prazo de pagamento deste novo crédito será assim superior ao prazo dos créditos anteriores. Só desta forma pode usufruir de uma redução de mensalidade.

Apesar da desvantagem enunciada acima, as vantagens compensam largamente. Os resultados imediatos são a redução significativa dos encargos com empréstimos mensais. Isto traduz-se num alívio nas finanças familiares, o que pode fazer a diferença entre umas finanças equilibradas ou à beira de um abismo. O custo a suportar é “apenas” de aumentar o prazo de pagamento do crédito. Esta pode mesmo ser a única saída para o aumento de crédito que tem vindo a registar-se nos últimos anos.

De qualquer forma, deverá analisar cuidadosamente a sua situação pessoal específica. Assim pode concluir se a junção de créditos é a solução mais adequada ás suas necessidades. Só assim conseguirá tomar a melhor decisão para si.