Em que consiste o Crédito Consolidado?

Picture of Sandra Pereira

Sandra Pereira

Sumário

São muitas as famílias que financeiramente vivem momentos angustiantes. Demasiados compromissos bancários levam ao sufoco das suas finanças familiares. E, por vezes, parece não haver solução para os diferentes créditos contraídos, para as diferentes taxas de juro, diferentes mensalidades e diferentes prazos. Foi a pensar nestas dificuldades que foi criada uma solução que possibilita a resolução destas dificuldades: A Consolidação de Créditos.

Crédito Consolidado

Esta solução encontra-se acessível para qualquer pessoa que tenha vários créditos e que pretenda diminuir os encargos resultantes dos mesmos. Esta diminuição de obrigações é apenas uma das vantagens desta forma de crédito. Abaixo iremos ver mais algumas.

Vantagens do Crédito Consolidado

Ao juntar todos os créditos num só simplifica a gestão das suas finanças pessoais! Ao englobar vários créditos num (habitualmente, créditos de curto prazo com consequentes taxas de juro mais elevadas) consegue uma taxa de juro mais baixa. Redução de custos e aumento dos prazos de amortização são diferenças muito significativas. Uma só mensalidade fixa e uma só data de pagamento são outras vantagens que facilitam a vida das famílias. Nalguns casos a redução mensal que o crédito consolidado permite fica na ordem dos 60%. Antes de resumirmos as vantagens convém apenas referir que a poupança é maior no caso de os empréstimos serem, na sua maioria, de curto prazo.

  • Redução da mensalidade;
  • Uma só data de pagamento;
  • Um único pagamento mensal;
  • Diminuição global da taxa de juro;
  • O prazo de pagamento fica mais facilitado;
  • Possibilidade de financiamento para liquidar todo o tipo de dívidas;
  • Gestão facilitada do orçamento familiar;
  • Não implica mudar de banco;
  • Pode permitir criar um plano de poupança (para futuramente e se assim o entender, amortizar a dívida).

Por fim, citamos as duas possibilidades inerentes ao crédito consolidado:

Crédito consolidado com hipoteca

No crédito consolidado com hipoteca, o imóvel onde a família reside é dado como garantia. Nesta possibilidade, os prazos podem ser mais alargados e as mensalidades podem ser mais baixas.

Crédito consolidado com garantia hipotecária: spreads a partir de 1%, TAEG a partir de 1,7% e TAN de 0,853%. Prazo entre 5 e 50 anos. Taxa de juro revista trimestralmente e indexada à média da Euribor a 3 meses do mês anterior.

Crédito consolidado sem hipoteca

Nesta possibilidade o imóvel não é dado como garantia. Consequentemente, os prazos podem não ser tão alargados nem as mensalidades tão baixas comparativamente com o crédito consolidado com hipoteca. No entanto, a poupança verificada mês após mês pode ainda ser muito significativa para as famílias.

Crédito consolidado sem garantia hipotecária: TAEG a partir de 12,60%, TAN a partir de 10,55%, Taxa Fixa, Prazo entre 12 e 84 meses.