O momento de recuperar o equilíbrio financeiro

Picture of Sandra Pereira

Sandra Pereira

Sumário

Depois de um período de desafios financeiros para grande parte das famílias portuguesas, chegou a oportunidade de reequilibrar as finanças. Saiba como!

O Alívio dos Juros

Nos últimos anos, quem possui créditos indexados à Euribor, como os créditos habitação, viu os seus encargos subirem drasticamente. Em alguns casos, as mensalidades aumentaram até 80%, colocando muitas famílias numa situação financeira complicada. Esta subida foi impulsionada pelo Banco Central Europeu (BCE), que, em 2022, iniciou um ciclo de aumento das taxas de juro para combater a inflação crescente. Como demonstra a tabela abaixo, esta subida prolongou-se por dois anos, atingindo o seu pico em setembro de 2023. No entanto, em junho deste ano, o BCE decidiu inverter o ciclo e iniciou uma descida gradual das taxas de juro, por considerar que o objetivo de controlo da inflação foi alcançado.

Data Taxa de depósito BCE
23 Out. 20243,25%
18 Set. 20243,50%
12 Jun. 20243,75%
20 Set. 20234,00%
2 Ago. 20233,75%
21 Jun. 20233,50%
10 Mai. 20233,25%
22 Mar. 20233,00%
8 Fev. 20232,50%
21 Dez. 20222,00%
2 Nov. 20221,50%
14 Set. 20220,75%
27 Jul. 20220,00%
Fonte: Banco Central Europeu

Apesar do alívio anunciado em junho, os efeitos não foram sentidos de imediato pelas famílias com créditos habitação. Isso deve-se ao facto de a Euribor, normalmente utilizada para este fim, ser a de 3, 6 ou 12 meses, o que adia o impacto das alterações das taxas de juro. No entanto, as notícias são animadoras: o pior já passou, e quem ainda não sentiu uma redução nos encargos com créditos deverá sentir em breve!

Reequilibrar as Finanças Familiares

Depois de um período de desafios financeiros, que incluiu uma subida generalizada do custo de vida e dos encargos com créditos, chegou o momento de equilibrar as finanças familiares. A descida dos juros já está a ser sentida em muitos casos, proporcionando um aumento do rendimento disponível. Contudo, esta poupança pode não ser suficiente para reorganizar as finanças familiares, dado o aumento substancial do custo de vida nos últimos anos. É, por isso, importante procurar uma solução que maximize esta poupança proporcionada pela descida da Euribor e permita às famílias criar uma reserva financeira para emergências ou para realizar projetos adiados. Um forte aliado neste contexto é o Crédito Consolidado. Esta operação é especialmente útil para famílias que, durante este período de dificuldades, tiveram de recorrer a créditos adicionais.

Como Funciona o Crédito Consolidado

A consolidação de créditos permite juntar vários créditos num só. Ou seja, em vez de várias mensalidades pagas a diferentes instituições financeiras, passa a ter uma única prestação, paga a uma só entidade. Em regra, esta mensalidade única é inferior à soma das mensalidades anteriores, uma vez que o prazo do empréstimo é geralmente estendido. Assim, o pagamento do crédito é repartido por um período mais longo, reduzindo o esforço mensal. Além da redução dos encargos mensais com créditos, a consolidação de créditos reveste-se ainda de outros benefícios, nomeadamente:

  • Gestão Simplificada: Em vez de gerir múltiplas prestações com diferentes datas e montantes, passa a ter apenas uma mensalidade, facilitando o controlo financeiro;
  • Liquidez Adicional: Ao consolidar os créditos, é possível solicitar um montante adicional para outros projetos ou necessidades;
  • Constituição de Reserva Financeira: A poupança mensal gerada pode ser alocada a um plano de investimento (existem soluções no mercado para todos os perfis), que valoriza e cresce com o tempo.

Antes de optar pela consolidação, é importante avaliar a sua situação financeira atual e perceber se esta solução é realmente vantajosa para o seu caso. Solicite uma simulação de crédito consolidado e um especialista financeiro da Private Solutions entrará em contacto consigo para analisar a sua situação particular e apresentar as opções disponíveis.

Conclusão

A recente descida das taxas de juro pelo BCE, aliada ao crédito consolidado, pode ajudar as famílias a reencontrar o caminho para a recuperação do equilíbrio nas finanças pessoais. Após um período desafiador, com a subida acentuada dos encargos com créditos e o aumento do custo de vida, existe agora a oportunidade de usufruir de um alívio e dar um passo em direção a um futuro financeiro mais seguro e sustentável!

Simule já a Consolidação de Créditos aqui!