Informação Legal: Intermediação de Crédito

Vantagens da Consolidação de Créditos

Picture of Sandra Pereira

Sandra Pereira

Sumário

consolidação de créditos é uma possibilidade que devolve a esperança a muitas famílias numa situação financeiramente frágil. Ao juntar todos os seus créditos num só pode aliviar a sua mensalidade e gerir melhor as suas finanças pessoais. Consolidar créditos é juntar dívidas de curto, médio e longo prazo apenas num novo contrato. Habitualmente, as famílias têm vários créditos de curto prazo e, muitas vezes, taxas de juro mais elevadas.

O que ganho com a consolidação de créditos?

Ao juntar todos os créditos, sejam eles, dívidas de cartão de crédito, créditos ao consumo, automóvel ou outro, aumenta o prazo de amortização e diminui as taxas de juro. Quem tem vários créditos sabe ainda que é desgastante controlar diferentes datas de pagamento e diferentes mensalidades. Com a consolidação de créditos isso não acontece; fica apenas com uma data de pagamento e uma única mensalidade. Ao consolidar os créditos pode ainda pensar em fazer um plano de poupança. No futuro pode aplicar esse dinheiro num projeto há muito ambicionado ou pode mesmo amortizar a sua dívida.

Uma nota muito importante acerca do crédito consolidado: não necessita de mudar de banco para consolidar os seus créditos. Voltando ao valor que pode poupar, se os seus créditos forem de curto prazo, ao consolidá-los gera uma maior poupança.

Com Hipoteca ou Sem Hipoteca?

A consolidação de créditos pode acontecer sob duas formas diferentes e em ambas pode contar, desde já, com benefícios.

Se optar pelo crédito consolidado com hipoteca, a poupança é maior. Nesta possibilidade de crédito é providenciado o imóvel onde a família reside como garantia. Desta forma, os prazos podem ser mais alargados e as mensalidades mais baixas fazendo com que a poupança seja muito significativa. Confira os números: Crédito consolidado com garantia hipotecária – spreads a partir de 1%TAEG a partir de 1,7% e TAN de 0,853%Prazo entre 5 e 50 anos.

No crédito consolidado sem hipoteca, a outra possibilidade de crédito consolidado, não é dado o imóvel como garantia. Ao não haver garantia, os prazos não são tão alargados comparativamente com o crédito consolidado com garantia nem as mensalidades são tão baixas. Apesar de a poupança ser inferior é ainda muito significativa para muitas famílias que vivem tempos de dificuldade. No Crédito consolidado sem garantia hipotecária poderá esperar uma TAEG a partir de 12,60%TAN a partir de 10,55%, Taxa Fixa e prazo entre 12 e 84 meses.